29 de janeiro de 2012

Pirogravura

Depois de fazer o peixe, que provavelmente vai ser um porta chaves, Renie continua treinando com o pirógrafo. Pegou umas sobras de madeira e foi desenhando a mão livre, direto com o pirógrafo. 
Pois então...Agora é desenhista  também. Mas uma habilidade do marido para explorar, rsrsrs!!
Para um principiante, alguns desenhos ficaram ótimos.




25 de janeiro de 2012

Filtro para água de chuva - Stencil


Na minha casa de fim de semana não tem água encanada. O poço que fiz na época da construção tem água muito ferruginosa. Então fiz uma cisterna para armazenar água.Veja o post sobre a cisterna aqui.
Foi quase como construir outra casa. Buracão, trabalheira, muita chuva e quase desbarranca tudo. Foi um caos e acabou com toda a grama. Só agora, tá ficando bonitinha de novo.
Renie botou calha na varanda para captar a água de chuva. Fez também um filtro de fibra de vidro e instalou antes da água entrar na cisterna. Assim a água entra mais limpa, sem as folhas ou bichinhos. O sistema funciona perfeitamente. Se quiser, veja o post sobre a construção do filtro.
O filtro é bom, funciona e recomendo para quem tem problema com água. Mas ficou meio trambolhão na frente da casa. Então resolvi pintar. Primeiro de branco e depois fazer umas floreszinhas. Usei stencil, tinta acrílica para artesanato e depois verniz geral.
Ficou mais simpático. 

Antes 

Depois

 

Sabe usar stencil?
É fácil, só precisa cuidado em bater com o pincel.
Separe o material. Primeiro enrole as cerdas de um pincel chato e gordinho com fita crepe bem apertado. Será utilizado para bater a tinta no molde (stencil) e evitar que as cerdas entrem por baixo do molde. Sei que existe pincel batedor próprio para stencil, mas não comprei.


Prenda com fita crepe o stencil pela parte de cima no local desejado. Assim você levanta um pouco e vê se a pintura esta saindo certinha. 


Eu deixei escapar um pouquinho de tinta, porque forcei o pincel batendo nos cantinhos e borrou um pouco.  Como a base branca era de esmalte sintético, não tive problema. Limpei, e os vasinhos ficaram retinhos. Gosto muito de pintar e foi bem fácil.


19 de janeiro de 2012

Projetos que eu quero executar

Vejo tanta coisa nos blogs que vou descobrindo e fico guardando imagens lindas, paps  de trabalhos que eu gostaria de fazer também. É muita coisa. Sem contar as nossas próprias idéias que ficam pulando na cabeça. Acho que todo mundo que faz artesanto têm o mesmo problema. Como colocar em prática tantas idéias?


Bom, eu tenho esse problema e vou listar os próximos projetos urgentes que quero realizar. 

Painel com bastidores (sei que todo mundo já tá careca de ver bastidores com tecido na parede...mas ainda vou fazer);
Pintar gavetas velhas e pendurar na parede (também todo mundo já fez, mas eu ainda não);
Reciclar caixotes (Renie já lixou para mim);
Restaurar um grande, enorme...e imenso Pichichê (sei lá se escrevi certo, é francês, alguém sabe como escreve? Só de pensar nele me dá uma preguiça);

 É parecido com este aqui da foto. O meu tem mais duas orelhas dos lados com espelho.Dá preguiça não dá?
Anúncio para trocar ou vender. Móvel anos 1890.
Montar meu atelier (bunitinho igual dos blogs gringos tá?)
Pintar mesinhas de cabeceira (em andamento)
Costurar coisinhas bonitas (comprei vários tecidos fofinhos);
Pintar filtro de água de chuva;
Pintar suporte de panelas (que já virou de plantas);

Lixar, pintar e montar painel com bolachas de madeira;
Passar um produto novo na parede da varanda;
Pendurar jardineiras que eu comprei quando ainda estava  construindo a casinha (marido pendurou domingo)
Pintar quebra cabeça peixinhos;
Restaurar trocentas cadeiras velhas que tenho em casa; 



Bolar chaveirinhos;
Estofar banquinho de penteadeira;
Reformar penteadeira;
Pintar bonequinhas de madeira;
Encapar outras caixas;
Pensar em como decorar e reformar a cozinha do apto;
Pintar diferente o meu quarto do apto;
Pintar diferente o quarto do meu irmão no apto;
Repaginar mesa de ferro;
Reformar estante preta;
Pintar arquivo com bolinhas;

E sei lá mais quantas coisas e idéias que surgem a todo momento. Queria ter tempo para executar, só faço nos fins de semana.
É bom e ruim ao mesmo tempo. Fico pensando em fazer isso, acabo fazendo aquilo, nem acabo aquilo, pego outra coisa, depois paro e volto a repensar de novo naquilo. ...hehehe...doidimais.

12 de janeiro de 2012

Banco reciclado

Noutro dia a Sandra Guadagnin do Madeira em Forma - Restauração e reciclagem de móveis, fez um post sobre um comentário meu. Clique AQUI e  leia o post.
Fiquei meio encabulada, porque é muito diferente você deixar um comentário lá no meio dos outros e de repente ver suas palavras lá em cima no post. É uma sensação muito boa. Fiquei orgulhosa da minha simples historinha e já agradeci a gentileza da Sandra.
Mas o que me inspirou a escrever foram as próprias palavras dela:
"Usavam a banqueta ora para apoiar o balde com cimento, ora para subir e pintar as paredes (banqueta não saiu mais da minha cabeça)".
Veja o post onde ela conta como fez e mostra o antes e o depois da banqueta onde fiz o comentário AQUI.

Madeira em Forma - Restauração e Reciclagem
Meu comentário foi esse:
Era uma vez um banquinho maltratado.Todo dia era pisado, arranhado e judiado. Sem esperanças ele passava seus dias aguardando o caminhão do lixo. Mas um dia uma fada olhou para ele e conseguiu ver toda a sua beleza interior. Hoje o banquinho esta feliz e posa todo prosa para foto. Vai até sair no jornal. Vai ficar famoso...hehehe
Você é uma fada, e sua sogra também. Parabéns!

Bj...Bj
É tudo verdade, a Sandra é uma fada que resgata móveis e objetos. Transforma tudo, colorindo ou envernizando e dando vida nova aos objetos. Gosto muito de suas intervenções e sempre leio seu blog.
Clique AQUI e leia também a reportagem da Gazeta do Povo com móveis renovados pela Sandra.

9 de janeiro de 2012

Peixe


Renie fez um peixe. Aliás, fez três. Cortou em madeira, lixou, e usou o pirógrafo (nome engraçado né?). 


Pirógrafo lembra meus tempos de escola. Nas aulas de arte a gente usava em couro e plaquinhas de madeira. Nunca esqueci minha professora de artes. Eu adorava aprender as pequenas técnicas de colagem, com lápis cera, guache, e outras. Aprendi uma que a gente coloria o papel em diversas cores aleatórias com lápis cera. Depois pintava com nanquim por cima. Quando o nanquim secava fazia o desenho com um alfinete ou agulha raspando o naquim e o desenho ficava todo colorido. Lembro que achei o máximo e depois fiz um monte quando cheguei em casa. Hehehe...
É engraçado como certas coisas mexem com nossa memória afetiva. Aconteceu comigo vendo esse peixe. 


Gostei do peixe, o desenho parece vintage, sei lá, me lembrou algo antigo, tipo assim, os desenhos dos cadernos de colorir dos meus tempos de criança.

Acho que pode virar um porta chaves. 


Estão vendo o tabuleiro de xadrez onde estão apoiados? Renie também esta terminando. Ele sempre trabalha em um, dois ou cinco projetos ao mesmo tempo.



6 de janeiro de 2012

Luminária

Olha que linda a luminária. Achei o máximo. 
Encontrei no blog Ateliê do Lixo
Fiquei encantada porque é feita com material reciclado, frasco de desinfetante e filtros de café. 
Tem até PAP. Dez...Dez...nota dez !

Ateliê do Lixo

Ateliê do Lixo
Ateliê do Lixo



3 de janeiro de 2012

Ampliar imagens - PosterRazor

Queria pintar esse pavão que vi na internet, mas fique enrolando porque tinha que desenhar. 
Casa Chaucha
Renie me deu a solução. Me apresentou um programinha fácil de manusear para ampliar imagem, o PosterRazor. Veja o tutorial em vídeo aqui e depois faça o download. Neste programa você define o tamanho da imagem que vai querer e em quantas páginas vai imprimir. Ele gera um arquivo em pdf. Por exemplo, pode imprimir em A4 e dependendo do tamanho que você definir, vai gerar tantas folhas A4 necessárias. Depois você cola e forma o desenho grandão.

1) Na primeira tela você escolhe a imagem no seu computador.Clica em próximo.
 
2) Você tem as opções padrão e personalizado. No padrão você escolhe o formato do papel, A4, A3 etc..., retrato ou paisagem e a margem. No personalizado você pode definir o tamanho exato que gostaria que a imagem ficasse. Eu deixei no padrão e escolhi paisagem.Clica em próximo.
 
3) Aparece a tela onde você vai definir como será a sobreposição para colar uma folha na outra e formar o desenho. É a área onde vai passar cola e colar a outra folha por cima, entendeu? Tamanho com 1 cm tá bom e a posição pode ser qualquer uma. Eu escolhi inferior direito.Testa outra aí e conta.Clica em próximo.

4) Agora aparece a tela tamanho da imagem. Tamanho total, tamanho em páginas e tamanho percentual. Clica em tamanho total, marque quanto quer de largura e o programa vi definir a altura automáticamente para manter a proporção né? Pode escolher por número de páginas ou em percentual. A imagem aparece com riscos quadriculados em rosa. Esses quadros representam as folhas que serão impressas em pdf. Pode escolher alinhamento da imagem também, mas eu acho que não faz diferença. Quer dizer, não faz diferença para a imagem. Se deixar centralizado vai ter que recortar toda a área branca que aparece. Se deixar nos cantos, terá que recortar menos. Clica próximo



5) Salve o poster no seu computador. 

Pronto, o pdf abre a imagem como vai ficar. Com a imagem aberta, clica em visualizar lá em cima, depois paineis de navegação e marca páginas. Na barra lateral vão aparecer as páginas. Imprima no formato rascunho para testar.
Ficou bom? Não? Faz de novo. Facim...facim... 

Se a imagem original for de baixa resolução como a que eu tinha, não vai ficar bom para usar direto mas serve como um padrão para você completar o desenho como eu fiz. Se for uma imagem original com boa resolução, fica legal.
Ampliando a imagem eu fiquei com o desenho/risco do pavão nas proporções certas. Dei uma ajeitada no desenho e transferi para a parede. Veja o post pavão nada misterioso.


 



Topo