8 de agosto de 2011

Armário de Costura

Tenho dificuldade para me desfazer de móveis antiguinhos, aqueles que pertenceram a outras pessoas da família.
Me mudei para o apto da minha falecida mãe e encontrei vários móveis que me despertam idéias. Então comecei pelo antigo armário de costura de minha mãe. Não poderia me desfazer dele. Para vender não valeria nada.

Tenho lembranças muito vívidas desse armário com duas portinhas e que guardava botõezinhos de flor, de bichinho, galões dourados, fitas cor de rosa e de todas as cores, pontos russos (acho que é esse o nome) com bordados coloridos de bonequinhos, bordado inglês, agulhas e um monte de trequinhos interessantes. Usei alguns nas roupinhas de boneca que fazia toscamente, às vezes só amarrando um pedaço da fita na cintura da boneca que já achava o máximo.

Segundo meu irmão, esse armário foi feito com as tábuas dos caixotes que serviram de embalagens para as máquinas que vinham de navio do exterior,  na época da construção da Usina de Macabú, onde meu pai trabalhava.

Bom, perceberam que a história vai longe né ?

A idéia era tirar o tom escuro, deixar na madeira e tentar uma tonalidade próxima aos móveis rústicos que comprei na Terra Nossa. Usamos uma solução de soda cáustica para tirar todo o verniz escuro, depois lavamos e passei seladora. Por último usei  goma laca indiana (Asa de Barata).
Ficou ótimo e eu adorei. Lindinho !!

Então vamos olhar o armário que agora vou usar como guarda louças na sala.

Essa é a única imagem que tenho dele antes da reforma. Dá para ter uma idéia?


Agora já reformado
Essa jarra era da minha avó e ficava num etager (denominação francesa para o buffet que tinha uma cristaleira com prateleiras na parte superior). As flores são orquídeas selvagens do jardim da minha casa. Tinha podado elas e fiquei com pena de jogar as flores no lixo, então coloquei na jarra e ficou lindo.



3 comentários:

madeira em forma disse...

Que peça linda. Adoro tramelinhas.
Abraços

Maria Marta Marques disse...

Ficou lindo o armario , ainda mais sabendo das lembranças que ele te tras .bjs

Cristina Gaia disse...

Olá, acabo de conhecer seu blog, e vou segui-lo de agora em diante, porque gostei de tudo que vi por aqui e do modo como escrevem. Parabéns pelas artes!! Gostaria muito que respondessem como é essa aplicação de soda cáustica para retirada do verniz. A mistura é com água e qual a proporção, por gentileza? Obrigada, vou ficar aguardando sua resposta e novos posts, ok? Beijão.

Topo