20 de junho de 2012

Caixa de papelão encapadas com tecido 3

Mais caixas de papelão encapadas com tecido. Uma delas é para uma amiga do trabalho.

Expliquei o material e a colagem do tecido em postagens mais antigas. Pode ver como fiz as outras aqui e aqui..

Nessas eu usei uma chita estampada com flores pequenas, que custou bem baratinho. As caixas são de resmas de papel A4 que podem ser encontradas em qualquer escritório ou você pode pedir numa papelaria também. Gosto de pintar com tinta pva branca para evitar que as letras do rótulo da caixa apareçam na transparência do tecido.


Cortei um retângulo no tecido do tamanho suficiente para encapar o fundo deixando uma sobra. Depois cortei uma faixa inteira para cobrir as laterais da caixa, deixando uma sobra de 2 a 3 cm que deve ser dobrada como uma bainha, e colada para fazer o acabamento.


Primeiro colei a faixa em todas as laterais, direto, sem cortes, virando as sobras de cima para dentro da caixa e as de baixo colei sobre o fundo. Depois colei o fundo tomando o cuidado de dobrar como uma bainha todos os lados. 
Para a tampa cortei no tecido o tamanho total, colei por cima e nas laterais. Nas quinas da tampa cortei reto e dobrei para baixo na hora de colar como aparece na foto abaixo.





Para finalizar passo a cola diluida por cima do tecido para impermeabilizar. Não acho necessário forrar por dentro. É muito fácil, a mão fica cheia de cola mas é rápido de fazer. É uma maneira de reutilizar as caixas de papelão que iriam para o lixo.É um trabalhinho de escola, mas duram anos. Eu uso para deixar a bagunça arrumada e você pode usar tecidos que combinem com a decoração do ambiente.Acho que ficam bonitas assim, todas coloridas e quem vê pede uma. Mas não dá pra fazer pra todo mundo né?!


5 comentários:

Rai disse...

Oi Ines, tb adoro forrar estas caixas, tenho duas q/coloco os meus retalhos, uma pra organizar as bolsas e mais duas p/as mantas, o guarda roupas fica colorido e organizado.
Bjs,
Rai

mollymell disse...

Bom dia Ines, tudo bem?

Suas caixas ficaram lindas. A primeira vez que vi uma foi qdo estive no Brasil em março, e uma de minhas irmãs me deu uma caixa linda coberta com chita.
Acho q pra ficar bem feita deve ser um pouquinho difícil 'manejar' o tecido para não ficar enrugado e torto. Suas caixas ficaram lindas.

ps.: Ines, um dia desses peguei uma fita e colei em uma caixinha de palha, a fita ficou toda manchada com a cola. Você teria uma sugestão de como eu deveria fazer para não manchar a fita. A fita é de tecido.

Abraços, e tenha um lindo dia.

Schandra Julia Zmijeski disse...

Oi Ines, trabalhou bonito nessas caixas, ficaram lindas...Tbm quero aproveitar e te convidar para participar do sorteio que está rolando la no bloguinho, vou sortear duas peças em mosaico, acho que vai gostar... bjs Bom final de semana !!!
http://schandramosaico.blogspot.com.br/2012/06/chegou-o-dia-do-sorteio.html

vida disse...

OI QUERIDA VIM AGRADECER SUA VISITA E VER O QUE ANDAS FAZENDO ADOREI ESTA IDEIA DAS CAIXAS FORRADAS COM TECIDO SÃO CHARMOSAS E MUITO PRATICAS EM CASA,ADOREI ,BJSSSSSS

Maria Rodrigues disse...

Ficaram ótimas! Também faço isso aqui em casa, dá pra guardar tanta coisa.
Bjos, Mari.

Topo