21 de dezembro de 2011

Criado mudo antigo

 
Este criado mudo me acompanha a algum tempo.Desde que ganhei ele é usado como mesa de apoio ao lado do sofá. Já reformei ele uma vez, mas usei um verniz muito escuro e desapareceu a marchetaria. A foto que tenho é meio ruim, mas dá para perceber que ele estava bem escuro.



Este ano reformei de novo usando o mesmo tratamento da cadeira de balanço que postei aqui
Soda cáustica, seladora, lixa, seladora, lixa de novo e cêra de carnauba. O trabalho de marchetaria ficou destacado como eu queria.  
A madeira aparece naturalmente, do jeito que é, com todos os veios e cores. As incrustações, também de madeira, estão bem visíveis e a cêra deu o brilho suave.
Agora todos os móveis da sala da minha casinha de fim de semana estão assim. Iguais as peças com marchetaria que comprei na Terra Nossa.
Acho madeira tão bonito. Algumas peças merecem este visual enquanto outras pedem tinta. 


3 comentários:

Calma que estou com pressa! disse...

olá
sou apaixonada por moveis de madeira
ficou lindo o criadomudo-
aparecendo o detalhe da marchetaria
feliz 2012 para ti e familia
bj
lu

Dani. disse...

olá querida obrigada por visitar meu blog , tente mesmo fazer a receitinha é ótima, tem post novo de receita passa lá ,mil beijos :*

Ururahy disse...

Olá Inês e Renie.
Sou morador da ZO - RJ. Achei esse Criado Mudo uma das peças mais interessantes que já vi desde que comecei a me interessar em Restaurações de mobiliários e Marchetaria. Achei que a restauração aplicada deu um resultado excelente. Iniciei nesse segmento há aproximadamente 1 ano, como Hobby - aprendendo com meus erros e acertos (quando se fala em restauração no Brasil ela está mais voltada à Artes Plásticas). Portanto, vamos pegando uma técnica aqui outra ali. Adorei o trabalho de vocês. Sendo assim peço que me aceitem como seguidor. Assim aprendo um pouco mais com vocês.
Atenciosamente,
Osvaldo Ururahy

Topo