26 de agosto de 2013

Cajón. O que é isto?

Eu também nunca tinha ouvido falar essa palavra - cajón - ainda mais saber o que significa. Se pronuncia carrom. Você conhece? Não? Então vai conhecer. A gente esta aqui para aprender sempre! 



Pois então, é um instrumento musical de percussão e transcrevo aqui a definição que encontrei na Wikipedia:
Cajón é o aumentativo da palavra caja, que significa caixa em espanhol.
O cajón é um instrumento de percussão que teve sua origem no Peru colonial, onde os escravos africanos, separados de seus instrumentos de percussão pelos feitores da época, utilizaram-se de caixas de madeira e gavetas (outra tradução para cajón) para tocarem seus ritmos. Daí dizer que sua origem é afro-peruana. Com o passar do tempo o instrumento transformou-se no que conhecemos hoje por cajón. O instrumento hoje é considerado pelo governo peruano como "Patrimônio Cultural da Nação".


Renie é o responsável pela construção e decoração em pirografia do instrumento. Para finalizar, foi envernizado. Um amigo encomendou para dar de presente a esposa. 

Em construção

Tem umas cordas por dentro que vibram quando você bate na caixa.
Detalhe da decoração em pirografia em volta da caixa.
Detalhe da  clave de Sol e do nome feito com o pirografo.
Pesquisando na internet, eu encontrei como deve ser usado este instrumento. Veja... 

Via
Eu não toco nada, mas achei muito legal para quem curte uma batucada. 


Eu aprendi uma coisa nova e você também. Não é interessante?!


Semana passada estive doente, com uma tosse seca fiquei mal, nem conseguia dormir, agora já melhorei. Também aprendi uma receitinha caseira para soltar a tosse que achei excelente e deu super certo para mim. É uma solução imediata para a tosse e me trouxe um grande alívio até conseguir ir ao médico. Quem ensinou foi minha secretária. Os pais eram fumantes e toda semana a mãe dela fazia e mandava todos beberem para limpar os pulmões.

Receita: Uma xícara de leite, 2 ou 3 colheres de mel e agrião batido no liquidificador com um pinguinho d'água (use 3 ou 4 colheres desta pasta). Misture no leite que fica verde clarinho, coloque o mel e leve ao fogo para esquentar. Foi um santo remédio quentinho que acalmou minha tosse. 


A irmã dela é fumante como os pais, bate o agrião e congela em formas de gelo. Toda semana pega um ou dois cubinhos do agrião congelado e esquenta com o leite e o mel. Para limpar os pulmões, ensina a sabedoria popular.

Desejo uma boa semana para todos nós!



3 comentários:

M de Maria Ateliê disse...

Oi Inês
Aprendi também.
O trabalho ficou muito bonito.

Vou levar sua receita para a próxima gripe rs, passei muito mal tossindo na última.
bjs ótima semana

Patrícia Gonçalves disse...

Nossa que instrumento diferente, eu não conhecia.
Essa receita é ótima, puxa vou repassá-la, importante dividior coisas boas né!
Obrigada por ensinar e dividir!

]bjs e um lindo dia!
Paty

Mara silva disse...

Olá bopm dia passando pra desejar um ótimo final de semana e te convidar para participar do sorteio de 1 kit futebol em MDF voce escolhe o time do seu coração lá no meu blog,te espero lá...beijinhos
pagina facebook: https://www.facebook.com/MariazinhaeJuquinhaArtesanatos

Topo